terça-feira, 19 de abril de 2011

Cuidados com exercícios em revistas, exercícios mal executados podem piorar sua saude, exercícios com dor não podem ser feitos pois aumentam danos,

A dor, seja qual for, faz parte da vida de muitas pessoas. São muitos os meios de comunicação que tem realizado matérias especiais para oferecer alivio exercícios e orientações para acabar com a dor. São excelentes, mas farei uma ressalva importante para os cuidados especiais nesta questão tão importante da informação.

Os cuidados principais para quem adora copiar e realizar exercícios e tratamentos caseiros é de saber bem a causa da dor, local dela, condições de realizar os movimentos corretos e compreender se onde está doendo, se refere à perda ou falta de força por danos aos nervos ou ossos e condição física corporal equilibrada.

PROBLEMA

Se for realizar os movimentos explicados e ilustrados, certamente poderá ter uma melhora ou até uma piora. Chance de 50 % de erro ou acerto. Se não tiver consciência do movimento, se tiver rigidez nas articulações ou lesões, sedentarismo, má postura, sobrecarga e artrites diversas, pode piorar seu quadro ou gerar novas complicações. Só devidamente analisado por profissional da saúde, se evitam os erros e a consciência do movimento certo a ser realizado.

Lembre de quem está realizando os movimentos são profissionais, pessoas com alto grau de consciência e desempenho físico, diferente de 80 % da saúde física e mental de quem tem dor ou problemas em músculos, ossos e articulações. Pense nisso sempre.

DICAS

Para quem pensa em economizar e começar a fazer em casa, veja se tem recursos de material e espaço físico. Também deve ter roupas adequadas e calçados próprios para atividades físicas. Ainda mais se transpira e se o seu biótipo, forma física, é diferente dos padrões normais de altura e peso.

É claro que falando de dor, os músculos ficam fracos e alguns rígidos para compensar os movimentos e evitar sobrecarga nas articulações. Portanto, fortalecer músculos vai sempre auxiliar, leia bem auxiliar e proteger os ossos da sobrecarga e lubrificar as articulações, desde que não tenham sido afetadas pela dor.

Se respirar de forma inadequada é pior ainda. Sempre observo todo dia, que muitas pessoas nem respiram corretamente, e mesmo lendo ou sabendo disso, precisam de alguém junto durante a realização de exercícios para não deixarem de respirar. É a mais pura verdade. Mas o fisioterapeuta, educador fisico e outros tem competencia para tal tarefa.

Se quiserem tentar algo, mesmo que não queira gastar com uma consulta comigo, me escrevam e peçam orientações pelo meu email, depois as coloco nesta coluna e sei de que vai facilitar demais a sua vida e evitar erros de postura que podem deixar você com mais dores e problemas posturais. Inclusive vou te orientar para qual o profissional é o mais adecuado suas necessidades. Até mais.

Um comentário: