terça-feira, 19 de abril de 2011

Saiba mais sobre a saúde de seus ossos, manter ossos saudaveis, fortaleçer ossos, peça dicas agora

Os ossos são a estrutura de sustentação de nossos músculos e órgãos. Manter a integridade deles e a boa forma pode aumentar e muito a sua vida e juventude. São formados por cálcio e minerais, também basicamente por algo mais dependente da formação genética de pais e avós.

Mas os ossos da face crescem e se desenvolvem até o fim da vida. Os outros ossos de todo corpo não mais a partir dos 25 anos aproximados. Mas podem entortar, quebrar, inflamar e enfraquecer ao longo da sua forma de vida ou atividade ocupacional.

PROBLEMA

Ninguém cuida dos ossos antes de saber que precisam de ajuda. Ou somente quando quebram ou sofrem um stress acima do que se possa suportar. Mas a verdade é que os ossos não doem e sim a estrutura que envolvem eles. Chamado periósteo, informa aos nervos e o cérebro das medidas e cuidados que podem deixar qualquer um acamado.

DICAS

Procure ajuda especializada quando suas articulações estiverem vermelhas, inchadas ou quentes. Se você tem, pela manhã, rigidez nas juntas, não espere muito para resolver isso. Se a rigidez nas juntas e o desconforto não melhorarem com remédios analgésicos, busque outro tratamento. Se você tem histórico familiar de artrite e suas juntas estiverem rígidas ou doloridas, pode o reumatismo estar iniciando em sua vida.

Não massageie as áreas doloridas. Se estiver inflamadas ou inchadas, pode ser que aumentem e muito com a massagem. Identifique corretamente se houver espasmos, edema ou rompimentos dos músculos ou ligamentos. A massagem pode aumentar o dano e ainda aumentar o tempo de reparo.

Calor ou frio, somente com certeza de que são próprios para seu problema. Se usar calor em áreas inflamadas, inchadas ou lesionadas, podem piorar. O calor aumenta a circulação e o espaço entre os ossos, mas relaxam músculos enrijecidos. Peça orientação adequada para seu caso.

O frio é o mais aplicado inicialmente. E pode se alternar calor com frio, mas devidamente orientado. O frio é bom para reduzir a dor e o inchaço provenientes da lesão no local a ser aplicado. Nunca deve ser usado em espasmos musculares, pois a dor aumenta muito mais e então se deve utilizar o calor de forma moderada.

Alongar pode ser pior e sim o repouso em fase inicial evita lesões secundarias, ou seja, após a recuperação. Não faça exercícios sem saber o grau e a dimensão do problema. Pode esconder a causa real e piorar no futuro, o que seria fácil de controlar e resolver no presente. Pense nisso e estou à disposição. Até mais.

Um comentário: